É hora de tirar seu tênis do armário: estão abertas as inscrições para a 5ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, competição que deve atrair um total de 4 mil pessoas para as ruas da cidade no dia 25 de setembro. O circuito completo vai percorrer 42,195 km do Mirante Central da Itaipu até o Parque Nacional do Iguaçu, mas haverá competições para vários tipos de público – e prêmios em dinheiro de até R$ 13 mil.
O lançamento da maratona, organizada pelo Sesc PR / Sistema Fecomércio com apoio da Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, ICMBio e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, foi nesta terça-feira (23), e contou com a participação da Guarda Municipal, Foztrans, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Sindilojas, Rede Massa, Acorrefoz e outras instituições envolvidas na organização do evento.
A maratona é um incentivo ao esporte e também é uma forma de divulgar o Destino Iguaçu. “A maratona une duas maravilhas, Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. É uma competição já consolidada, que integra o nosso calendário de eventos esportivos”, avaliou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu.
Com a promessa de ser a competição mais simpática e acolhedora do Brasil, o evento terá uma recepção especial para os atletas. Integrantes da equipe montarão uma força-tarefa para receber os inscritos nos terminais de ônibus e aeroporto. São esperados corredores de elite, amadores, crianças e adolescentes. Haverá espaço para disputa de cadeirantes e pessoas portadoras de deficiência.
O secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, agradeceu a colaboração de todos na organização da maratona, que já a mesma é tradição em Foz. Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, e Neri Cassel, que representou a Itaipu no evento, reforçaram o orgulho das duas instituições em fazerem parte do evento. “É uma honra sediar uma atividade que une tão bem o esporte e o meio ambiente”, disse Pegoraro.
Novidades - A reunião serviu para definir alguns detalhes da organização e infraestrutura da prova, para interferir o menos possível na rotina e no trânsito da cidade, em especial na região do aeroporto.
O circuito da maratona, que começa no Mirante Central da Itaipu e termina nas Cataratas, será o mesmo, mas, a cada ano, a equipe organizadora procura inovar em algum aspecto. Esse ano, além da nova identidade visual, o destaque fica para a recepção dos atletas.
“Haverá receptivos no aeroporto e na rodoviária para levar os atletas até os hotéis, e também até o Sesc para pegar o kit”, explicou o diretor técnico da prova, Marcus Vinicius de Mello.
Nesse ano, também não haverá congresso técnico para todos os atletas, apenas para os maratonistas e corredores de elite.O congresso será no sábado, às 17h. No sábado também serão entregues os kits a todos os competidores, no próprio Sesc, das 9h às 17h.No dia da maratona acontece também a 17ª etapa do Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua. A principal prova será uma corrida de 11,5 km, com largada no Portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Haverá ainda uma corrida de 5 km, percorrendo a Avenida Brasil, assim como uma caminhada de 4 km. Para as crianças, haverá corrida de 500m e de 1000m, também na Avenida Brasil.
Inscrições - Até o dia 14 de setembro os atletas e corredores podem fazer suas inscrições para a 5ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. São apenas mil vagas para inscrições, incluindo as categorias Elite Feminina e Masculina, para profissionais, por faixa etária, cadeirante, atleta com deficiência e comerciários. Somente serão aceitos participantes a partir dos 20 anos. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da maratona: www.sescpr.com.br.
O valor das inscrições é de R$ 70,00. Comerciários, dependentes, idosos e empresários pagam metade do valor. Para atletas com deficiência, a inscrição é gratuita.
(Jornal Eletrônico de Itaipu)
Att.
Reem Kamel
Relações Publica da ACORREFOZ.